Carregando...
Showlivre.com
Cadastre-se / Entrar

Blog

Holandês é acusado de plagiar a própria música pelo YouTube


Paul Davids, um músico e youtuber holandês, viveu uma situação um tanto quanto estranha na internet. Por tocar algumas músicas em seu canal, o artista é frequentemente advertido por direitos autorais e, desta vez, levou um susto por uma razão surpreendente: a plataforma advertiu o músico por plagiar uma música que ele mesmo escreveu. "Quando eles disseram qual era a música, foi bastante chocante", contou à BBC.


De acordo com o holandês, a advertência aconteceu porque alguém pegou sua música, que estava no YouTube, e adicionou alguns acordes de guitarra e algumas novas frases para fazer sua própria versão e, então, enviou de volta para o YouTube. Seguindo a ordem natural, o músico que usou a faixa original para fazer uma nova música é que deveria ser prejudicado, mas não foi o que aconteceu. "Quem recebeu a notificação de violação de direitos autorais fui eu", disse.


Por conta da advertência, todo o lucro que Paul estava recebendo com o vídeo foi revertido para a pessoa que, na verdade, havia copiado a sua música. Sem perder a paciência, o holandês resolveu procurar o real autor do plágio nas redes sociais e avisar que não se pode pegar uma música da internet e registrar como se fosse sua. "Você está ciente de que você usou uma das minhas músicas para publicá-la como se fosse sua?", perguntou ao usuário.


A resposta, que irritou um pouco Paul, foi que a pessoa apenas achou "uns acordes" de algum lugar na internet e resolveu usar porque gostou. "Você me deixaria continuar usando-os?", perguntou o plagiador a Paul. Depois de dar uma "Lição de moral", o músico holandês resolveu deixar que continuasse usando sua música. "Provavelmente isso acontece o tempo todo", disse.