No aniversário de Mandela, ouça 5 músicas em homenagem ao líder




Se Nelson Mandela estivesse vivo hoje ele estaria comemorando noventa e nove anos de idade. Sua memória continua a inspirar todos que acreditavam em sua mensagem de paz e tolerância. Poucos líderes políticos inspiraram tanta gente quanto Mandela. No ramo da música isso é evidente, são muitas as homenagens a Nelson. O showlivre.com reuniu algumas dessas.

  1. Rincon Sapiência – “Ponta de Lança”


Essa música não é inteiramente uma homenagem a Mandela, mas preste atenção nas primeiras linhas desse rap de Rincon, que tem bombado recentemente na internet.

“Meu verso é livre, ninguém me cancela,
Tipo Mandela saindo da cela.”

É claramente um testamento à contínua influência do líder que lutou tanto pela liberdade. Sua imagem segue como um símbolo da liberdade intransigente.



 

  1. The Specials – “Free Nelson Mandela”


Essa música foi escrita quando não havia amplo conhecimento da resistência de Mandela. A música, escrita por Jerry Dammers, da banda inglesa The Specials, foi importante em popularizar a causa. A música ficou tão popular que ela foi proibida de ser tocada/cantada na África do Sul quando Mandela ainda estava preso. Depois, quando o líder foi solto, a música também tocou em comemorações oficiais.



  1. Hugh Masekela – “Mandela (Bring Him Back Home)"


A história desse hino anti-apartheid é de mutualidade. Nelson Mandela era fã de Hugh Masekela e, em 1984, conseguiu enviar ao músico, de sua cela na prisão, uma mensagem de feliz aniversário. Masekela ficou tão emocionado pelo gesto que ele precisou escrever essa música, que se tornou um verdadeiro hino. Hugh tocou a música inúmeras vezes, inclusive na televisão, onde a visibilidade era a maior possível para mandar seu recado.



  1. Lucky Dube – "House of Exile"


Depois que Mandela foi solto é que as pessoas puderam saber verdadeiramente o que ele havia sofrido na prisão. Essa música de Lucky Dube, foi lançada em 1991, logo depois que Mandela foi solto. A letra realça o sofrimento de Mandela, que teve que ficar afastado de sua casa na sua luta pela liberdade.



  1. Johnny Clegg – "Asimbonanga"


Essa música em homenagem a Mandela foi escrita pelo músico e antropólogo Johnny Clegg. No vídeo abaixo, o Nelson Mandela sobe no palco para cantar e dançar junto com Johnny. É uma imagem emocionante. No vídeo, Mandela diz o seguinte:

“É música e dança que me faz ficar em paz com o mundo.”



Data da publicação: 17/07/2017 - 21:49
Por: Johnny Carneiro