Pauta Informação e música em harmonia

Novidades nacionais! Scalene, Cabal, ZéVitor, Vitor Pirralho & U.N.I.D.A.D.E. e Camila Zasoul

Novidades nacionais! Scalene, Cabal, ZéVitor, Vitor Pirralho & U.N.I.D.A.D.E. e Camila Zasoul (Foto: Reprodução/Facebook)

Novidades nacionais! Scalene, Cabal, ZéVitor, Vitor Pirralho & U.N.I.D.A.D.E. e Camila Zasoul (Foto: Reprodução/Facebook)

Confira algumas das novidades da música brasileira

Postado em 24/06/2020 por

SCALENE | A tensão e o descontrole aos quais estamos submetidos – há anos – passam uma sensação de falta de ar. No ano passado, o Scalene traduziu tal sufocamento em música e deu o nome de “Respiro” ao disco lançado na ocasião. É bastante sintomático que, em 2020, o planeta Terra tenha sido parado justamente por conta de um novo vírus que ataca as vias aéreas do ser humano. Nunca foi tão importante pensar em respiração, seja o ato motor ou aquele que diz respeito ao controle da ansiedade. Com a turnê e agenda de shows adiados devido à pandemia, os integrantes da banda (cada um de um lugar) criaram um EP que funciona como uma extensão de ‘Respiro’. Intitulado “Fôlego”, o trabalho de cinco faixas inéditas está disponível em todas as plataformas e é um lançamento do slap, selo da Som Livre. 

“Por mais que não estivesse previsto e seja fruto do período de distanciamento social, sinto que Fôlego é uma continuação bastante natural do Respiro”, pensa o vocalista Gustavo Bertoni, que forma o grupo ao lado de Tomás Bertoni, Lucas Furtado e Philipe “Makako” Nogueira. “É também uma despedida dessa fase em que exploramos um som mais calmo. É um reflexo do momento em que a gente está vivendo, tanto na forma como ele foi produzido – à distância – quanto nos temas das letras”, define.

Primeira música a ter surgido no período de quarentena, “Caburé” abre ‘Fôlego’ com um ritmo calmo que convida para um processo de absorção de tudo o que estamos vivendo. Tira a lupa do microcosmo de cada um para buscar uma reflexão macro do que somos (ou podemos ser). “Eu sei que há mais, há de haver mais“, diz o refrão.

CABAL | Trazendo positividade e paz interior para um momento de tanta angústia, o rapper Cabal vem mostrando sua nova cara neste retorno. Cabal é dono de diversos hits no rap e também colecionou muitas polêmicas no inicio de carreira. No entanto o novo single “Deixa Minha Vibe” é Cabal dizendo que está em paz. “Deixa Minha Vibe” é uma música que aborda o amadurecimento do pessoal. Agora em um momento diferente, onde Cabal e Daniel (seu verdadeiro nome) se encontram e mostram sua verdadeira essência. Mantendo sua qualidade e originalidade através de flows variados e de letras incisivas em conjunto do beat produzido por JayKay (Traplab),
Cabal reflete essa vibe. “‘Deixa Minha Vibe’ é um novo momento na minha vida. Onde eu não quero treta com ninguém. Hoje tô vendo o mundo muito polarizado e as pessoas querendo impor sua verdade sobre as outras. Eu já fui assim, hoje eu busco minha paz e me sinto bem melhor que ontem” afirma Cabal.

ZÉVITOR | ‘Amor e Minimalismo’ é o novo EP de ZéVitor. O cantor e compositor carioca lança o EP, que sucede duas bem sucedidas colaborações com Kamaitachi (“Bruxa”) e Konai (“Castelo de Areia”), um dueto com Fagner (“Versos Ardentes”), vários singles e clipes, o EP “Crônicas de Um Amor” (2019) e o álbum “Cronológico” (2018). Sobre uma execução impecável de violão, viola nordestina e banjo do produtor Mayam Rodilhano, o álbum faz jus, ao menos em termos musicais, à sua proposta minimalista. Já o amor, fica por conta das letras de ZéVitor.

VITOR PIRRALHO & U.N.I.D.A.D.E. | O grupo alagoano Vitor Pirralho & U.N.I.D.A.D.E. lançou o videoclipe da faixa “As Aventuras de Pi”. Com imagens gravadas no Uruguai, o resultado já está disponível no canal da Som Livre no YouTube e traz o vocalista (Pirralho) em famosos pontos turísticos da capital do país, Montevidéu, assim como na cidade-balneário de Punta Del Este. Produzido em 2019, todos os registros foram captados antes do atual momento de isolamento social, provocado pela pandemia de Covid-19. O nome da faixa, aliás, é um trocadilho com o livro homônimo – de autoria de Yann Martel e que ganhou adaptação cinematográfica do cineasta Ang Lee – e a primeira sílaba de Pirralho.

CAMILA ZASOUL | Novo nome do cenário hip hop e pop carioca, a cantora e compositora Camila Zasoul cria pontes entre gêneros de um modo envolvente e com um olhar bem brasileiro. Em seu novo single, “Outra Vez”, ela canta o amor de modo livre, com a entrega de uma paixão. A música é um lançamento da Milk Music e está disponível em todas as plataformas de música digital e em forma de clipe.